Buscar
  • Blog da Vivi

CAPÍTULO II - RUMBAS CIGANAS OU RUMBAS GITANAS ?

Atualizado: Mar 17

Entendendo a diferença entre Rumbas

Palavra espanhola cuja significado é: Dança popular afro-cubana cujo ritmo quaternário.

Rumba Cigana ou Rumba Gitana tem o mesmo significado. Significa Rumba. O que diferencia é o estilo formatado em cada região e sua musicalidade.

Por exemplo: Dentro da Região Espanha é conhecida como Rumba Flamenca, Na França é conhecida como Rumba Gitana. Já em Portugal e Brasil como Rumba Cigana.

Cada País apresentará um estilo por conta das influências culturais, desde a composição musical, danças até as suas vestimentas.

Entre o século XVIII e século XIX os portos de Cádiz, e os portos de Havana mantinham intercambio comercial entre Espanha/Cuba e Cuba/Espanha. Eram comerciantes, trabalhadores e artistas.

Foi nesse período (aproximadamente 1800) que nasceu a rumba. O ritmo e dança guaracha cubana foi exportada por Ciganos de Sevilha – Espanha (Região Andaluz).

Em cuba Tradicionalmente realizada por pobres trabalhadores de ascendência africana nas ruas e nos solares , a rumba continua a ser uma das formas mais características de música e dança. A improvisação vocal, a dança elaborada e a rítmica polirrítmica são os componentes-chave de todos os estilos de rumba. Cajones (caixas de madeira) foram utilizados como tambores até o início do século XX, quando foram substituídos por tumbadoras ( conga tambores ). Durante a história gravada do gênero, que começou na década de 1940, houve numerosas e bem sucedidas rumba bandas como Los Papines, Los Muñequitos de Matanzas , Clave e Guaguancó, AfroCuba de Matanzas e Yoruba Andabo.

Desde os seus primeiros dias, a popularidade do gênero tem sido largamente confinado a Cuba, embora seu legado tenha alcançado muito além da ilha. Nos Estados Unidos deu o seu nome à chamada "rumba de baile" ou rhumba , e na África soukous é comumente referido como "rumba congolesa" (apesar de ser realmente baseado em filho cubano ). Sua influência na Espanha é testemunhada por rumba flamenca e derivados como a rumba catalã . Na França como Rumba Gitana, E em Portugal e Brasil como Rumba Cigana.


Quer saber mais ? Acompanha o Blog da Vivi ! #blogdavivi #dançacigana #tsaradancas #vivianalves #dancadoventre #historiadarumba #rumbacigana


0 visualização