Mediado pela Pesquisadora e Professora Mafalda Muzine.

Bacharel - Licenciada em  Letras, Português - Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

( PUC -RJ). Pós- graduada em Docência do Ensino Superior - Universidade Cândido Mendes. (UCAM).

Terapeuta Reikiana e Plantas Medicinais.

Encontrou na Cultura Cigana sua paixão pela Vida.

Membro Internacional Cid - Conseil International de La Danse 

Unesco - Paris

 

Nosso objetivo é conhecer um pouco da Cultura Cigana, povo tão sofrido e incompreendido ao longo da história. Não trazemos verdades absolutas, mas o resultado de estudos e pesquisas que gostaríamos de compartilhar com todos aqueles que estejam abertos a novas experiências! Venha participar e trocar com a gente!

Quando nos propomos a pesquisar  uma cultura diferente da nossa, é preciso respeitar a tradição e a ancestralidade do povo que será objeto  de nosso estudo. Por este motivo, antes de começarmos o estudo da Cultura Cigana, vamos fazer algumas observações que nos auxiliem a desfazer alguns equívocos sobre a relação do povo cigano com a espiritualidade.

Desde que saiu da Índia e se espalhou pelo mundo, o povo cigano provocou e ainda provoca os mais diferentes sentimentos  nos não - ciganos, desde curiosidade até a repulsa. Muitas perguntas são feitas e algumas respostas nos levam a um profundo questionamento acerca do que é realmente verdadeiro ou não. Quando buscamos aulas de dança cigana, devemos ter em mente que estamos diante de  uma manifestação artística dos ciganos do plano terrestre. 

Portanto, um espaço de dança no qual se desenvolve a dança cigana artística, deve oferecer às alunas algo mais além das coreografias e passos:o estudo continuado da Cultura Cigana, fundamentado na pesquisa e na reflexão, orientado pelas professoras. Desta forma, todos estes equívocos serão desfeitos e todos os pontos polêmicos, esclarecidos, além de, evidentemente exaltar os benefícios que a dança pode trazer.

Nas aulas de dança cigana artística encontramos pessoas oriundas dos mais diferentes credos, portanto estes esclarecimentos tornam-se imperativos para que não haja constrangimentos no decorrer das aulas. Ao espaço de dança cabe a arte; ao templo a espiritualidade.

Quer saber mais? Vem trocar com a gente. Nosso grupo acontece em março, junho e setembro. Para participar é simples. Reserve sua vaga, aguarde o email de confirmação, traga sua doação e nos ajude nesse delicioso bate papo de pesquisa. 

Nosso Próximo encontro em 2020

Reserva de Vaga - Grupo de Estudos
17264549_586794244851798_795857556328664

Describe your image